Página inicial > Catálogo de Serviços - UFCG > Cadastro Socioeconômico De Estudantes Para Acesso Aos Auxílios E Programas De Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 13h12 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 13h23 | Acessos: 250

O cadastro socioeconômico tem a finalidade de cadastrar os(as) estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados(as) em cursos de graduação nos campi da UFCG.

O cadastro socioeconômico é um instrumento técnico-operativo que será usado no processo de conhecimento, análise e interpretação da situação social e econômica dos(as) estudantes de graduação da UFCG, com o fim da emissão de um parecer sobre a situação de vulnerabilidade socioeconômica do(a) estudante.

O parecer deferido servirá de condição para habilitar o acesso dos(as) estudantes às inscrições nos editais dos programas de Assistência Estudantil da PRAC/CAE. A efetivação do cadastro socioeconômico não se configura como inscrição direta nos programas da Assistência Estudantil, sendo imprescindível a inscrição do(a) estudante em editais específicos conforme instruções contidas nesse.

Para participar do processo de cadastramento, o(a) estudante deve atender cumulativamente aos seguintes requisitos:

Estar regularmente matriculado(a) em cursos de graduação presenciais da UFCG ou devidamente cadastrado(a) para o semestre letivo seguinte, nos casos de feras que aguardam a matrícula acadêmica, de acordo com o edital.

Possuir renda per capita familiar menor ou igual a 1 ½ (um e meio) salário-mínimo, entendendo-se por renda mensal per capita o valor bruto dos rendimentos da família, dividido pelo número de dependentes;
Atender aos critérios e normas expostas no Edital.

O(A) estudante que desejar se cadastrar na condição de Pessoas com Deficiência para acesso aos programas de Assistência Estudantil da PRAC/CAE, conforme dispõe o Decreto Federal Nº 3.298/99, precisará preencher e anexar o Termo para Pessoas com Deficiência (modelo disponível no site da PRAC - https://www.prac.ufcg.edu.br/documentos), juntamente com o laudo médico que ateste sua condição e o restante da documentação solicitada.

O cadastramento para acesso aos programas de Assistência Estudantil será realizado EXCLUSIVAMENTE via Internet por meio do SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI-UFCG). Para tanto, o(a) estudante deverá:

Acessar o módulo Usuários Externos no portal SEI! UFCG, onde é necessário realizar um cadastro para acesso inicial conforme orientações disponíveis no site https://pra.ufcg.edu.br/sei-ufcg.html;

Após a validação do cadastro como usuário externo, o(a) estudante deve realizar LOGIN no SEI-UFCG e abrir peticionamento, selecionando o tipo de processo “Assistência Estudantil: cadastramento para acesso aos programas”, em que deverá preencher o formulário socioeconômico e anexar os documentos comprobatórios da situação socioeconômica dispostos no Edital;

Os(As) estudantes que participaram e tiveram sua inscrição deferida na seleção, deverão abrir o peticionamento selecionando o tipo de processo “Assistência Estudantil: atualização de cadastro para acesso aos programas”, preencher o formulário socioeconômico e anexar os documentos conforme as orientações do Edital;

Os documentos deverão ser digitalizados e organizados por categorias, conforme a ordem apresentada nos anexos do Edital, e cada categoria deverá ter seus documentos compactados em um único arquivo de PDF; e Somente serão considerados válidos pelo Núcleo de Serviço Social, os processos que forem efetuados dentro do prazo de vigência do Edital descrito no cronograma.

O edital para o Cadastramento Socioeconômico é divulgado no início de cada ano.

Forma de prestação do serviço

As inscrições são feitas on-line, o processo de avaliação socioeconômica ocorrerá a partir da análise documental, podendo ser realizadas, a qualquer tempo e em caráter complementar, entrevistas e visitas domiciliares desde que seja constatada a necessidade pelo Núcleo de Serviço Social da PRAC/CAE. A entrevista social poderá ser realizada de forma virtual, por meio do Google Meet, ou do contato telefônico informado no cadastro. Para o agendamento da entrevista, o(a) estudante será contatado(a) por meio do e-mail, informado no processo do SEI-UFCG e, caso não disponha das condições para realização dessa, deverá apresentar justificativa comprovada, de forma a garantir a conclusão da análise socioeconômica.

O resultado da análise do cadastro estará disponível em até quinze (15) dias úteis após a data da entrega da documentação completa pelo(a) estudante e esclarecidas as informações necessárias para conclusão da avaliação socioeconômica. No momento da conclusão da avaliação, o(a) estudante receberá e-mail do SEI- UFCG comunicando a disponibilização do despacho do(a) avaliador(a) para sua ciência.

Email: prac@ufcg.edu.br
Telefone fixo e Whatsapp: 2101-1524 Ticket: contato@prac.ufcg.edu.br

Presencial, para o esclarecimento de dúvidas por meio de atendimento na PRAC. On-line, por meio do sistema de ticket (contato.prac.ufcg.edu.br) ou pelo site institucional da PRAC: https://www.prac.ufcg.edu.br/ no qual são divulgados todos os editais publicados.